Escola de Educação e Humanidades

A Escola de Educação e Humanidades é um espaço de excelência para a formação de pessoas e pesquisa de alto impacto na transformação da sociedade, em busca da garantia dos direitos individuais e coletivos. A profundidade e a gama de perspectivas culturais e históricas, a capacidade de julgamento, o pensamento crítico e o estímulo à criatividade perpassam os cursos de graduação, pós-graduação e extensão.

A Escola reconhece o seu compromisso com a formação sólida e integral de profissionais para serem líderes e cidadãos globais atentos aos desafios da sociedade contemporânea.

No que se refere à formação profissional, procura levar em consideração o contexto social e as significações que se dão no mundo do trabalho e propiciar uma base sólida para que o aluno, ao iniciar sua vida profissional, saiba enfrentar os desafios e dar respostas às interrogações da sua época. Assim os eixos norteadores dos projetos pedagógicos propõem uma formação que contempla o ser em sua totalidade, do cognitivo ao ético, do estético ao técnico, do imediato ao transcendente.

Agenda

Escolha um dos cursos abaixo.

Início Atividade Local Carga Horária Inscrições +
10.04 Curso de Astronomia Básica PUCPR - Câmpus Curitiba

Dias de Realização: 10/04, 17/04, 24/04, 08/05, 15/05, 22/05, 05/06, 12/06, 19/06, 26/06, 03/07 e 10/07/2017.

Horário de Realização: 19h00 às 21h30
30h

Curso de Astronomia Básica

– Astronomia na Antiguidade
– Atividade prática, com Planetário mostrando o que levou o homem a perceber a Terra como centro do Universo e quais os problemas dessa teoria.
– As Constelações
– Atividade com mapas celestes, identificação das principais constelações e suas estrelas de referência.
– A Esfera Celeste
– Sistemas de Coordenadas
– Ângulo horário, Hora sideral e Dia sideral
– Dia Solar
– Passagem Meridiana dos Astros
– Estrelas Circumpolares
– Atividade de observação, identificação das linhas e pontos no céu.
– Posições Características do Sol e Estações do Ano
– Medidas do Tempo
– Lua
– 3ª Lei de Kepler
– Estrutura do Sistema Solar
– Distâncias relativas do Sol aos planetas
– Montagem de uma maquete digital do Sistema Solar.
– A partir de tabelas com as distâncias dos planetas ao Sol e seus tamanhos, os alunos, com auxílio do professor, criarão uma nova tabela em escala dessas medidas, incluindo-se aí as velocidades relativas dos planetas, utilizando-se a 3ª Lei de Kepler.
– Utilizando o software Geogebra, criaremos uma maquete digital do Sistema Solar.
– Construir uma maquete, considerando as distâncias relativas dos planetas ao Sol (essa aula será externa).
– Sol;
– Planetas;
– Satélites;
– Planetas Anões;
– Asteróides;
– Cometas.
– Utilizando-se o planetário com recursos em 3D, faremos uma viagem pelo Sistema Solar passando por todos os seus planetas, asteroides, alguns satélites, planetas-anões e Nuvem de Oort.
– Entender a Origem e evolução do Sistema Solar;
– Entender a Origem e evolução da Terra;
– Discutir a Origem e evolução da vida na Terra.
– Por meio de uma sequência de slides, mostrar a principal teoria de origem e formação do Sistema Solar, da Terra e da Vida.
– Técnicas de observação de planetas extra-solares e sistemas binários
– Base de dados de planetas extra-solares.
– Apresentar por meio de slides, as principais técnicas na busca de Sistemas Extra-Solares;
– Com auxílio do Banco de Dados de Planetas Extra-Solares, discutir sobre o total de planetas encontrados, suas características e possibilidades de serem habitáveis.
– Vida extra solar;
– OVNIS.
– Discutir sobre a origem da vida na Terra e possibilidades de se encontrar vida em outro planeta fora do Sistema Solar;
– Discutir sobre a comunicação com vida inteligente em outros planetas;
– Discutir sobre a possibilidade de viagens para planetas extra-solares.
– Origem, evolução e possíveis destinos do Universo
– Ciclo de vida das estrelas;
– Diagrama HR (Hertzsprung Russell);
– Morte das estrelas e formação de elementos químicos pesados.
– Por meio de slides, softwares, filmes e do diagrama HR, mostrar e discutir a respeito de todo ciclo de vida de uma estrela.
– Objetos de céu profundo;
– Estrelas duplas;
– Nebulosas (de absorção, de reflexão, de emissão, planetárias, explosivas);
– Aglomerados abertos;
– Aglomerados globulares;
– Galáxias.
– Explanação a respeito dos objetos de céu profundo com auxílio de slides e do planetário;
– Com auxílio do telescópio e de imagens, expor as diferenças entre os diferentes equipamentos de observação astronômica;
– Galáxias;
– A Via Láctea.
– Utilizando-se o planetário, softwares e imagens, será apresentado a estrutura básica da Via Láctea a partir da visão que se tem da Terra;
– Com auxílio de slides apresentar as teorias de formação de diferentes galáxias;
– Usando o planetário, trabalhar a estrutura do Universo conhecido.

Data: 10/04/2017 a 10/07/2017

Local: PUCPR - Câmpus Curitiba

Dias de Realização: 10/04, 17/04, 24/04, 08/05, 15/05, 22/05, 05/06, 12/06, 19/06, 26/06, 03/07 e 10/07/2017.

Horário de Realização: 19h00 às 21h30

Carga Horária: 30h

Vagas: 60

Público Alvo: Comunidade em Geral
Professores de ensino fundamental
Estudantes

Valor: R$450,00

Ver a Página do Curso
Expandir
31.03 Curso de Astronomia Intermediário PUCPR - Câmpus Curitiba

Dias de Realização: 31/03, 07/04, 28/04, 05/05, 12/05, 19/05, 26/05, 09/06, 23/06, 30/06, 07/07 e 14/07/2017

Horário de Realização: 19h00 às 21h30
30h

Curso de Astronomia Intermediário

– Determinação geométricas de distâncias astronômicas Pitágoras de Samos
– Estrelas Binárias
– Estrelas Binárias
– Fotometria
– Fotometria
– Espectroscopia
– Estrelas
– Estrelas
– A Via Láctea e a escala do Universo
– Galáxias
– Teoria da Relatividade
– Cosmologia

Data: 31/03/2017 a 14/07/2017

Local: PUCPR - Câmpus Curitiba

Dias de Realização: 31/03, 07/04, 28/04, 05/05, 12/05, 19/05, 26/05, 09/06, 23/06, 30/06, 07/07 e 14/07/2017

Horário de Realização: 19h00 às 21h30

Carga Horária: 30h

Vagas: 60

Público Alvo: Comunidade em geral
Professores de ensino fundamental e médio
Estudantes

Valor: R$450,00

Ver a Página do Curso
Expandir
01.03 PUCPR Identidade Curso EaD

Dias de Realização: 01/03/2017 à 30/06/2017
25h

PUCPR Identidade

* Integrar novos professores e atualizar os que já atuam na Universidade.
* Gerar sentimento de pertença à organização.
* Compreender os contextos vividos por Champagnat, assim como suas opões metodológicas para o desenvolvimento do processo educativo.
* Compreender as origens do Instituto Marista e da PUCPR e as influências dessa origem na contemporaneidade.
* Perceber a Instituição por meio de sua identidade cristã, católica e marista.
* Refletir sobre o ser educador marista.

Data: 01/03/2017 a 30/06/2017

Local: Curso EaD

Dias de Realização: 01/03/2017 à 30/06/2017

Carga Horária: 25h

Vagas: 150

Público Alvo: Professores ingressantes na Instituição.

Ver a Página do Curso
Expandir

Mais informações sobre o curso: